3 de ago. de 2011

[DICA] Comandos no Google

O Google possui vários comandos que podem ser utilizados para facilitar a sua busca. Os mais usados são as aspas e a palavra OR. Mas oque pouca gente sabe, é que o Google tem uma lista imensa com outras finalidades que não a busca de sites. Esses comandos variam de previsão do tempo à busca do diretor de um filme

Veja abaixo uma lista com comandos úteis e interessantes.

Conteúdo entre aspas: o comando “entre aspas” efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.

Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências que você procurar, exceto as que estejam após o sinal de subtração. É chamado de filtro (ex: carro -vermelho)

OR (ou): OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de “Carro (vermelho OR verde)” (sem as aspas), Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.

Asterisco coringa: utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite.

Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na internet (define:abacate). Pode ser usado como dicionário de línguas estrangeiras, umas vez que você vai receber a definição do "verbete".

Info: info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info:www.eujafui.com.br).

Palavra-chave + site: procura certa palavra dentro de um site específico (MSN Messenger site:www.baixaki.com.br).

Link: procura links externos para o site especificado (ex: link:www.eujafui.com.br).

Intitle: restringe os termos da busca aos títulos dos sites (ex: intitle:eu ja fui).

Allinurl: restringe os termos da busca às URL (endereços) dos sites (ex: allinurl:viagem).

Weather: retorna a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (ex: weather:tokyo).

Calculadora: serve para efetuar contas matemáticas com o Google. Use a barra ( /) para divisão, asterisco para multiplicar, acento circunflexo (^) para exponenciação e a palavra SQRT (que deriva de square root) para raízes. Você pode também usar parênteses.
ex: 10 / 2 - sqrt 2 + 1^(3*8)+7-(76+(282^5)-sqrt 56))

Conversão de moedas: serve para comparar o atual valor de duas moedas (ex: 7 dollar in real).

Conversão de temperatura: converte temperatura em Celsius para Fahreinheit (ex: 140 C in F).

Conversão de distâncias: utilizada para ver a correspondente distância em diferentes medidas (ex: 100 miles in kilometers).

Conversão de velocidade: comando para converter medidas de velocidade. Lembre-se que mph significa milhas por hora. (ex: 48 kph to mph).

Find a business: procure lojas ou restaurantes em certa cidade, com localização no Google Maps. Infelizmente, ainda não disponível para o Brasil. (ex: bar:Tokyo OR shopping, Tokyo).

Movie: mostra os horários das sessões que exibirão esse filme, classificados por distância. Engraçado que, se você colocar algum filme que já não está mais em cartaz há algum tempo, você verá que esse filme ainda está sendo exibidos em locais remotos, como Israel ou Malásia. (ex: movie: Batman).

Existem muitos outros, mas estes são certamente os mais úteis. A lista completa pode ser encontrada aqui (em inglês). Todos os listados aqui eu conseguí utilizar, então se alguém tiver alguma dificuldade é só deixar nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário